A flexibilização contínua pelas autoridades Americanas na emissão de vistos estudantis no Brasil está recolocando os EUA como um dos países mais procurados por estudantes e profissionais brasileiros interessados em cursos de inglês no exterior, um dos principais tipos de Intercâmbio.
A agilidade na emissão de vistos para os Estados Unidos aumentou significativamente, sendo que atualmente já é possível marcar um entrevista no consulado com apenas quinze dias de antecedência, ou mesmo uma semana, o que poucos meses atrás era praticamente impossível.
A diminuição da participação das escolas americanas se iniciou após os ataques de 11 de setembro de 2001 nos EUA, quando as autoridades consulares endureceram os mecanismos para a emissão do visto. O visto americano levava entre 4 e 5 meses para ser emitido, o que fazia os futros intercambistas optarem por opções em outros países, como Austrália ou Canadá.
Entre 2001 e 2006, os vistos emitidos pelos Estados Unidos EUA não distinguiam entre turistas e estudantes. Entretanto, a partir de 2007, as autoridades consulares dos USA passaram a se reunir com representantes das agências de intercâmbio e decidiram flexibilizar a emissão de vistos para estudantes.
Para dar entrada na solicitação de visto de Intercâmbio, há duas opções:
I - Por conta própria ou;
II - Contratar os serviços de uma agência de Intercâmbio qualificada, agência de viagens ou despachante.
Mesmo o futuro intercambista que se interessar em solicitar por conta própria o visto Americano geralmente não encontra maiores dificuldades inclusive porque o site do consulado dos EUA (http://www.embaixadaamericana.org.br/) é bastante explicativo contendo todas as informações e formulários necessários.
Já o estudante que optar por utilizar um despachante ou agência especializada em intercambios para encaminhar o processo tem a comodidade de não ter que procurar todos os formulários necessários, mas mesmo assim terá que participar da entrevista pessoal, que é obrigatória.
Outro benefício, porém, é que no dia da entrevista a maioria das agências de visto envia um representante para assessorar o aluno antes da conversa com as autoridades do consulado.
Quando Viajar para o Intercâmbio no Exterior
Apesar de não haver uma grande variação de valores e tarifas, é possível identificar uma alta temporada com base no aumento da procura por cursos no exterior.
O período entre dezembro e janeiro registra muitas viagens pois além de ser os meses das férias escolares, esse período equivale ao inverno no Hemisfério Norte, e muitos alunos preferem o frio, que é bem diferente do frio Brasileiro.
O futuro Intercambista interessado em fazer seu curso no exterior deve escolher a data do curso com atenção, obedecendo a possibilidade de realizar os estudos com pessoas na mesma situação.
É recomendável, por exemplo, que profissionais experientes que busquem uma especialização em inglês optem por cursos fora dos meses de janeiro, julho, agosto e dezembro. Devido ao período de recesso escolar no Brasil, esses meses são os mais procurados por estudantes do ensino médio e superior.
Mercado de Intercâmbio Sempre Agitado
As regras mais simplificadas na emissão dos vistos de intercâmbio para os Estados Unidos já proporcionram resultados significativos para as escolas americanas. A procura pelas instituições dos EUA cresceu de 12% em 2006 para quase 20% em 2008 e o país americano salto de terceiro para segundo destino mais procurado para se estudar inglês.
O líder de cursos no exterior ainda é o Canadá, com 45% de participação no segmento de Intercâmbio e cursos no exterior, seguido de Austrália e Irlanda.
O crescimento da procura pelas escolas dos Estados Unidos se deve também ao próprio aumento do mercado de intercâmbio no Brasil como um todo. Devido também ao Dólar barato, o segmento entre profissionais já formados e estudandes do ensino médio e superior, o mercado de intercâmbio brasileiro cresce 35% ao ano.
Atualmente, fazer intercâmbio ou possuir um curso de inglês no exterior se tornou quase que uma obrigatoriedade no currículo do profissional atual, muitas vezes exigido por grandes empresas multinacionais.
E agora sua chance de fazer Intercâmbio nos Estados Unidos EUA ficou ainda mais fácil!
No comments:
Post a Comment